English

A Região

O Pantanal é uma das maiores planícies alagáveis do mundo. Com mais de 210.000 km² de área total, é tão rico e diverso que possui 11 diferentes sub-regiões. Na região chamada de Pantanal do Paraguai existe uma área selvagem e de paisagens deslumbrantes e únicas, a Serra do Amolar.

A Serra do Amolar possui uma paisagem singular de morros associados às planícies pantaneiras cheias de águas que se perdem pelos campos e fogem da vista ao horizonte, abrigando várias espécies de vida selvagem. Em suas morrarias estão representados desde ecossistemas de planície até Campos de Altitude acerca de 1000 metros de altitude.

Localizada no município de Corumbá, próximo à divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a área encontra-se no entorno do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e faz parte de um Complexo de Áreas Protegidas declaradas pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Natural Mundial e Zona Núcleo da Reserva da Biosfera.

Uma das características mais marcantes no Pantanal, e na região da Serra do Amolar, são os regimes de cheia e seca do rio Paraguai, o que proporciona variações na paisagem e na distribuição de espécies de animais. Os regimes podem variar a cada ano, mas de uma forma geral, são nos seguintes meses: Cheia (Novembro a Maio) e Seca (Junho a Outubro).

          Todas as épocas são ótimas para a visitação, cabe ao viajante escolher se prefere curtir as imensas florestas inundadas ou as incríveis praias de rio.


Clique na imagem para ampliar

 

Como Chegar:

A Serra do Amolar e seu entorno começam a cerca de 100 km da parte urbana de Corumbá/MS e se estendem por 80 km no sentido sudeste-nordeste, até a divisa com o Estado de Mato Grosso.

O acesso às Reservas pode ser feito de duas formas:

  • Via fluvial por meio dos Rio Paraguai (desde Corumbá) e Rio Cuiabá (desde Porto Jofre);
  • Via aérea (vôos charter / táxi aéreo).

A Pousada não possui acesso por via terrestre.

 

O transporte fluvial com saída de Corumbá é oferecido pela própria pousada, como um serviço opcional extra à hospedagem, realizado em barco motorizado com duração de aproximadamente de 5 horas pelo Rio Paraguai.

O transporte fluvial com saída de Porto Jofre tem duração de aproximadamente 4 horas. O serviço é opcional e terceirizado.

Os vôos fretados (terceirizados) proporcionam uma visão panorâmica de tirar o fôlego, com imponentes paisagens pantaneiras.

 

 

Clique na imagem para ampliar

 

Pousada Amolar © 2016